O aleitamento materno é essencial para o
desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida.
O leite materno é a principal fonte de nutrição para os bebês, capaz de reduzir em 13% a mortalidade de crianças até os cinco anos de idade. Também auxilia na formação do sistema imunológico, evita infecções respiratórias, previne alergias, diabetes, colesterol alto, hipertensão e obesidade na vida adulta.
A campanha Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada foi escolhida por estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Frente a isso, a Secretaria Municipal da Saúde informa e convida a população a se mobilizar sobre a campanha lançada pelo Ministério da Saúde, na última quinta-feira, 29 de julho, com o tema “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”.
A Secretaria, como forma de apoiar e incentivar a amamentação, está promovendo uma campanha para doação de potes de vidro com tampa plástica, para armazenamento do leite materno. As doações serão recebidas no Centro de Saúde de Carlos Barbosa e de Arcoverde.
O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais e, de maneira exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo as mães que testaram positivo para a Covid-19.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de seis milhões de vidas são salvas por ano, em consequência do aumento das taxas de amamentação exclusiva até os seis meses de idade.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Serviços básicos e essenciais para o cidadão seguirão funcionando em horários específicos.
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.