O aleitamento materno é essencial para o
desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida.
O leite materno é a principal fonte de nutrição para os bebês, capaz de reduzir em 13% a mortalidade de crianças até os cinco anos de idade. Também auxilia na formação do sistema imunológico, evita infecções respiratórias, previne alergias, diabetes, colesterol alto, hipertensão e obesidade na vida adulta.
A campanha Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada foi escolhida por estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Frente a isso, a Secretaria Municipal da Saúde informa e convida a população a se mobilizar sobre a campanha lançada pelo Ministério da Saúde, na última quinta-feira, 29 de julho, com o tema “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”.
A Secretaria, como forma de apoiar e incentivar a amamentação, está promovendo uma campanha para doação de potes de vidro com tampa plástica, para armazenamento do leite materno. As doações serão recebidas no Centro de Saúde de Carlos Barbosa e de Arcoverde.
O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais e, de maneira exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo as mães que testaram positivo para a Covid-19.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de seis milhões de vidas são salvas por ano, em consequência do aumento das taxas de amamentação exclusiva até os seis meses de idade.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Decisão aconteceu dentro de Audiência Pública realizada nas dependências da escola
Quatro projetos de duas escolas representaram o município na feira internacional, sendo um deles premiado na categoria Júnior
Inscrições podem ser feitas até 19 de novembro; desfile e cerimônia acontecem no dia 12 de dezembro
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade