Iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância social e econômica dos tributos e promover a transparência na gestão pública
Com o objetivo de promover a cidadania fiscal e fortalecer a transparência na gestão pública, foi sancionada a Lei nº 4.482, de 21 de outubro de 2025, que institui oficialmente o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) no município de Carlos Barbosa. A iniciativa está alinhada às diretrizes do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) e do Programa Estadual de Educação Fiscal (PEF/RS).
O PMEF tem como propósito principal conscientizar a população sobre a importância social e econômica dos tributos, além de oferecer conhecimento sobre o funcionamento da administração pública, desde a arrecadação até a aplicação dos recursos públicos, estimulando a corresponsabilidade entre o poder público e os cidadãos, fortalecendo a ética e a participação social.
Entre os objetivos do programa estão:
Grupo Municipal será responsável pela execução do programa
A implementação, desenvolvimento e execução do PMEF ficarão sob responsabilidade do Grupo Municipal de Trabalho de Educação Fiscal (GMTEF), formado por representantes das Secretarias da Fazenda, da Educação e de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio. A coordenação do programa ficará a cargo de um representante da Secretaria da Fazenda.
Fará parte das competências atribuídas ao GMTEF atividades como planejar e executar as ações do programa, elaborar projetos e materiais de apoio técnico e pedagógico, realizar atividades como palestras, concursos e eventos e promover campanhas educativas e ações integradas contra a sonegação.
A Administração Municipal ressalta que a Educação Fiscal é um instrumento essencial para a construção de uma sociedade mais justa e participativa, sendo o PMEF um importante aliado na promoção da transparência e no fortalecimento da cidadania em Carlos Barbosa.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Coleções lúdicas foram entregues às instituições municipais de ensino
Ferramenta interativa permite acompanhar, em tempo real, todas as obras realizadas no município desde 2019
Evento será realizado no dia 29 de outubro, no CTG Trilha Serrana, com participação do palestrante Marco Cassel
Banca de Trocas da Biblioteca Municipal, estandes de comercialização de livros e outras atrações seguem movimentando a Feira
O evento ocorre nesta sexta-feira, dia 24 de outubro, às 20h, no CEIT, com entrada franca
As obras facilitam o acesso às comunidades com melhores condições de trafegabilidade
Premiação foi realizada em meio à 33ª Feira do Livro