Na quinta-feira (21), a Administração Municipal, e a Proarte, promoveram a entrega de certificados, homenageando aqueles que estiveram trabalhando direta e indiretamente na Vila das Etnias durante o FestiQueijo, desempenhando um papel importante para o conhecimento das tantas culturas que formaram Carlos Barbosa através da imigração.
Estiveram presentes na ocasião a Vice-Prefeita Beatriz Martin Bianco, o Diretor-Presidente da Proarte Eliseu Demari, o Coordenador de governo Marcos Collatto, e os homenageados Maria do Carmo Merlini Benelli, Ingrid Althmann Bender, Gustavo Brandelli, Neusa Gedoz, Valmor da Rocha, Leda Regla, Enio Martin Biancho e Cladir Werner. Outras figuras importantes também foram convidadas, mas não puderam se fazer presentes na oportunidade.
Esse foi o momento daqueles que trabalharam na Vila das Etnias, durante o mês de julho, compartilharem suas experiências, os momentos especiais, e o quanto puderam dividir um pouco de sua cultura com os visitantes que por lá passaram.
Durante esse momento, os representantes das etnias compartilharam como a Vila valorizou as vivências dos antigos, que se identificaram com os objetos apresentados em cada casa, e, ao mesmo tempo, como encantou aos jovens com objetos que não fazem parte de sua geração.
Em meio a tantos pronunciamentos marcantes, Leda Regla, que trabalhou na Diretoria Voluntária do FestiQueijo disse: “A Vila das Etnias despertou nas pessoas a reflexão de que Carlos Barbosa tem um passado. Alguém chegou aqui, várias etnias chegaram e começaram a construção da cidade que hoje conhecemos. A Vila das Etnias precisa seguir existindo, mostrando as diversas culturas de Carlos Barbosa, não apenas para pessoas de fora que visitam a cidade, mas para o povo daqui para que nunca esqueçamos de que a cidade foi construída por muitas mãos.”
A Vice-Prefeita Beatriz Martin Bianco disse: “O Município agradece imensamente a cada um que se disponibilizou e fez um trabalho extraordinário na Vila das Etnias. Cada um de vocês foi importante para Carlos Barbosa e para todas as pessoas de cada uma das etnias, que se sentiram valorizadas, devolvendo o orgulho e o amor por sua cultura e seus descendentes, que fundaram esse lindo lugar que se chama Carlos Barbosa.”
Em comum acordo, a Vila das Etnias será mantida na Rua Coberta até o início de 2024, recebendo diversos eventos nesse período, como o Dia da Ciência, a Feira do Livro, as programações do Natal e demais eventos do município.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Lista apresenta os jovens convocados a comparecer ao 6º Batalhão de Engenharia de Combate, na cidade de São Gabriel.
Encontro está marcado para o dia 19
Premiação acontece em meio à programação da 33ª Feira do Livro
Funcionamento é das 8 às 12
Data limite foi no último sábado (26) e a próxima fase será de análise documental e divulgação da pontuação dos inscritos.
Quatorze candidatas disputarão os títulos de Senhorita e Dama de Companhia do festival.
Prazo para inscrições vai até o dia 8 de agosto
Mais de 34 mil pessoas passaram pelo festival gastronômico durante os cinco finais de semana de rica programação.