Devido a estiagem severa e prolongada, que acarretou no desabastecimento de água em diversos locais do município, resultando em danos materiais, prejuízos econômicos e sociais, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Administração enviou documentos a Defesa Civil do Estado, solicitando situação de emergência no município.
As Secretarias Municipais da Agricultura e da Assistência Social e Habitação informam que o poço artesiano da Associação da comunidade de São Rafael, que atende 11 famílias, apresentou esgotamento hídrico de água potável para consumo, resultando em aproximadamente 40 pessoas afetadas diretamente pela estiagem.
A EMATER de Carlos Barbosa também atualizou e encaminhou dados sobre os efeitos da estiagem nas principais culturas agrícolas do município e realizou uma média das perdas até a data de 13 de janeiro de 2022, resultando em grande parte das produções comprometidas e ressaltando que, há uma tendência de agravamento das mesmas diante a ausência de chuva.
Segundo dados da EMATER, algumas propriedades também estão relatando falta de água para dessedentação de bovinos e aves.
Os Bombeiros Voluntários também registraram uma elevada demanda de atendimentos a ocorrências de incêndios florestais, principalmente a partir do mês de dezembro de 2021, sendo registrados 16 chamados durante o período.
Ressalta-se que, todas as áreas do município estão sofrendo com os efeitos da estiagem, que está afetando a qualidade de vida, pelos danos ambientais/potenciais, como a baixa umidade do ar, vegetação seca, queimadas, diminuição hídrica dos rios e riachos, além dos danos materiais e econômicos.
A Administração Municipal, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e das Secretarias, está trabalhando em ações para amenizar, dentro do possível, a situação de todas as áreas afetadas pela estiagem.
Por Assessoria de Imprensa
Cerimônia marca o início das comemorações da Semana da Pátria no município.
Metas foram atingidas pelo esforço de todos os profissionais e também pelo engajamento da população.
Distribuição beneficia diretamente agricultores familiares do município.
Ações incluem patrulhamento diário, educação preventiva e zelo por um ambiente escolar propício ao aprendizado.
Prefeita em exercício assina termo voltado à proteção e ao cuidado com as crianças nos primeiros anos de vida.
Plataforma interativa oferece consulta de dados e mapas, promovendo transparência e participação cidadã.
Três dias de apresentações e exposições celebram o talento e a criatividade dos estudantes barbosenses.
“Guarda Municipal Cidadã” atua como polícia de proximidade, com educação preventiva, aproximação e escuta e campanhas temáticas para promover segurança e confiança mútua em Carlos Barbosa.