Após 23 anos, o Município pôde reviver um momento de nostalgia, misturado com suspense, animação, mas muita expectativa, foi assim que pontualmente às 19h da última sexta-feira, 27, se deu início a Gincana de Carlos Barbosa. A Rua Coberta, foi tomada pelas oito equipes que estariam na disputa, além das torcidas, equipes de apoio, comunidade, autoridades, imprensa e comissão elaboradora.
O prefeito Evandro Zibetti, emocionado e muito feliz em seu pronunciamento falou que: “A Gincana de Carlos Barbosa, começou a ser pensada há dois anos, e não foi algo que nasceu neste ano e neste mês. A equipe que foi designada, teve um período de preparação, estudando as gincanas de outras cidades, as de edições anteriores para chegarmos neste momento. Frisou que os eventos organizados são para a comunidade e para que os eventos tenham sucesso é necessário a participação de todos. Finalizou desejando boa sorte a todas as equipes”.
Na sequência a equipe elaboradora da Gincana, deu início a apresentação da primeira tarefa “Cosplay”que é considerado um hobby, onde os participantes se fantasiam de personagens fictícios da cultura pop japonesa. Com tanto sucesso no Japão, o Cosplay se tornou uma febre mundial e rapidamente espalhou-se por todo o mundo.As equipes foram desafiadas para uma passeata de abertura, que com 10 integrantes inscritos, representassem 10 personagens de cosplay. Esta tarefa havia sido entregue na noite de quarta-feira, 25, e as equipes tinham até a sexta-feira, 27, para se organizarem e apresentarem seus personagens, devidamente caracterizados para o desfile que marcaria a abertura oficial.
E assim, a rua Buarque de Macedo e Júlio de Castilho foi tomada pelos personagens: Motoqueiro Fantasma, Arlequina (Esquadrão Suícida), Jack Sparrow (Piratas do Caribe), Pennywise (IT, a coisa), Mulher Maravilha, Goku Super Saiyan (Dragon Ball), Chapeleiro Maluco (Alice no País das Maravilhas), Harry Potter, Elza (Frozen), Samara Morgan (O Chamado), além das torcidas e equipe de apoio que com seus gritos de guerra, abrilhantaram o desfile de abertura, que já estava sendo avaliado pela comissão.
Após a apresentação a expectativa tomou conta das equipes KICERRAÇÃO, Equipe Otávio Augusto, Via de Vanti, PORCCHI E MADONE, TUTTI MATTI, Equipe São Roque, #SOUELISA e EQUI VOLUNTÁRIOS, neste momento os líderes de cada uma deviam aguardar em frente ao Salão Paroquial para a retirada das próximas tarefas. Iniciava assim, o que tanto era aguardado, durante a noite, foram divulgadas mais oito atividades, sendo que a última foi disponibilizada às 23h51, algumas, deviam ser cumpridas ainda durante a noite, e outras se estenderam pela madrugada. As ruas do município e as redes sociais, respiravam o viviam o clima de Gincana, prometendo muitos momentos de descontração e alegria.
Texto: Jaqueline Camillo
Fotos: Jaqueline Camillo e Daiane Altíssimo
Decisão aconteceu dentro de Audiência Pública realizada nas dependências da escola
Quatro projetos de duas escolas representaram o município na feira internacional, sendo um deles premiado na categoria Júnior
Inscrições podem ser feitas até 19 de novembro; desfile e cerimônia acontecem no dia 12 de dezembro
Município conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Serviços garantem um ambiente organizado e acolhedor para as homenagens
Projeto deve ser concluído no início de 2026, valorizando o espaço e os produtores locais
Nova norma entra em vigor em 1º de janeiro de 2026
Interrupção dos serviços no local ocorre devido às obras de melhoria na unidade