O Conselho Tutelar de Carlos Barbosa lembra que a comunidade
que protege suas crianças e adolescentes, protege uma sociedade inteira.
No mês de Julho de 1990, junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi criada a função “Conselheiro Tutelar”. Hoje, 18 de Novembro, o Brasil celebra o Dia do Conselheiro Tutelar, instituído pela Lei nº 11.622, de 19 de Dezembro de 2007.
A data reforça a importância destes profissionais que têm como princípios, proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes, quando ameaçados ou quando têm seus direitos violados, por exemplo, denúncias de maus-tratos, crianças fora da escola, trabalho e prostituição infantil, violência sexual, entre outras violações. Também é papel do conselheiro, atender e aconselhar os pais ou responsáveis destes jovens.
O conselheiro em atuação, faz parte dos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Juventude, embora em alguns casos, a população veja o Conselho Tutelar como um órgão apenas fiscalizatório e até punitivo, porém, esta não é sua função.
O conselheiro tutelar trabalha em prol de zelar, promover, orientar, encaminhar, definir, fiscalizar e tomar as primeiras providências quando crianças e adolescentes estiverem em situação de risco pessoal e social. Todos os casos que chegam ao Conselho Tutelar são analisados em colegiado, discutidos e a partir disto, realizadas as devidas intervenções. Em alguns casos, há necessidade de ação urgente porém, também realizam a análise de toda a situação.
O trabalho do conselheiro é um trabalho executado por meio da comunicação recebida, tanto da comunidade, como da escola, da família, dos profissionais da saúde, entre outros. O Conselho Tutelar não é um órgão isolado das outras áreas.
Seja consciente e ao observar alguma situação de violação de direito, comunique o Conselho Tutelar, dando o máximo de informações possíveis para que a ação possa ser ainda mais ágil e eficaz.
Para denúncias, entre em contato com os telefones (54) 3433-2918 (Horário Comercial) e (54) 996328803 (Plantão 24h).
Por Assessoria de Imprensa em conjunto com Sandra Seleri
Arte: Sandro Darsie
Atividade começa no dia 10 de novembro, com encontros nas três ciclovias da cidade
Novas instalações ficam na esquina das rua Buarque de Macedo e Monte Castelo
Programação aconteceria em outubro, mas foi adiada devido ao mau tempo
Vias públicas que apresentavam imperfeições passam por intervenções para melhorar as condições de tráfego
Ação conjunta entre COMDIM e Secretaria de Assistência Social destaca importância da prevenção e denúncia
Colégio Santa Rosa solicitou interdição temporária pelas comemorações de 105 anos da instituição
Aumento das temperaturas e chuvas exige atenção redobrada com recipientes que possam acumular água no local
Decisão aconteceu dentro de Audiência Pública realizada nas dependências da escola