Assistência Social e Habitação

Home Assistência Social e Habitação < Voltar

Política do Idoso


  • CENTRO DE CONVIVÊNCIA DOS IDOSOS
- Bem Viver:oferece aos idosos aulas de ginástica, dança, ballet, teatro e canto, com o objetivo de proporcionar a prática de atividades físicas e culturais adequadas a faixa etária e limitações, buscando a melhora na qualidade de vida, autonomia de movimentos, sentimento de ocupação e valor de utilidade.
 
- Grupos de Convivência:realiza encontros de idosos na cidade e no interior, estimulando-os em todos os aspectos psicossociais, proporcionando momentos de convivência social, lazer, recreação e integração social, estimulando o idoso a ser um indivíduo ativo, através de atividades físicas, recreativas, culturais, educativas e dinâmicas reflexivas. Este projeto oportuniza aos idosos, em especial os que são do interior, a frequentar o Centro de Convivência, conhecer e participar dos projetos e atividades desenvolvidas pela Política do Idoso.
 
- Olhando para o Futuro: Informática orientada e acesso livre a internet diariamente. Através do ensino de noções de informática e domínio de computador, este projeto objetiva integrar o idoso ao mundo virtual, proporcionando-lhe adquirir informações rápidas e globalizadas através do mundo da informática, atualizá-lo diante das novidades surgidas, fazer com que o idoso retorne ao mundo da aprendizagem oferecendo-lhe uma continuidade de ensino, onde ele se sinta capaz em um ambiente cheio de perspectivas de tecnologia, permitindo assim, uma reintegração no contexto familiar, compartilhando as novas técnicas digitais aprendidas com seus familiares. As aulas são realizadas no Tele Centro Comunitário.
 
- Carinho e Afeto: Atendimento especializado, com visita domiciliar para idosos acamados ou dependentes, visando melhor qualidade de vida evalorizando o idoso que não sai de casa por motivo de doença ou dependência. O projeto visa oferecer ao idoso, familiares e cuidadores informações, orientações e ajuda qualificada quanto aos assuntos relacionados ao envelhecimento e qualidade de vida.
 
- Qualifica:Promove cursos, palestras eorientações aos idosos, abordando temas como saúde, sexualidade, qualidade de vida e cidadania.

- Restaurando a Felicidade: São atividades que trabalham a consciência ambiental, através do artesanato e da reciclagem, possibilitando aos idosos aprendizagem, troca de experiências, redescobertas de habilidades, novos potenciais, participação social, exercício da cidadania e consciência ambiental. Além do artesanato, outras atividades são desenvolvidas, como plantio de árvores e passeios em locais ecológicos e culturais que remetam os idosos a lembrar de seu passado e promover a saúde, estimulando-os a reflexão para cuidar o meio ambiente e a si próprio
 
- Integração:Promove encontros festivos e atividades de lazer para os idosos em datas comemorativas, com festas, jogos, recreação e cinema, proporcionando momentos de integração social entre todas as comunidades, bairros e centro do município. Desta forma, os idosos são motivados a saírem de suas casas para participar de atividades de lazer e diversão, evitando a solidão, depressão e ociosidade, lembrando das datas comemorativas do calendário e prestando homenagens em datas especiais, envolvendo-os e estimulando a participação social e o hábito de frequentar e participardo Centro de Convivência.
 
- Auxilio Transporte: 4 passagens por mês para cada idoso, no interior e na cidade.