Roteiros Turísticos

Home Roteiros Turísticos < Voltar

Roteiros Turísticos



Roteiro L’Amore di Colonia- (54) 3461-7201

Localizado na comunidade de Santo Antônio de Castro, o roteiro é um refúgio de descanso para quem deseja apreciar belas paisagens e sentir a hospitalidade da vida no interior. Em cada um dos oito pontos de visitação que compõem o L’Amore Di Colonia, os turistas conhecem famílias que dividem histórias de vida e particularidades de suas propriedades, refletindo o amor pela terra onde vivem.

1-Caffè Di Elena: Ao chegar no L’Amore di Colonia, você será recepcionado com um fantástico café típico colonial, preparado com todo carinho por Elena. Com produtos próprios, Elena consegue transformar um simples café da manhã em uma experiência gastronômica diferenciada. Após o café, todos são convidados a conhecer seu jardim e pomar, nos quais será possível comer frutas diretamente colhidas das árvores.

2-Igreja Velha: Toda religiosidade dos imigrantes italianos pode ser vivenciada neste local. A igreja que, em 2016, completou 100 anos, é uma amostra de fé, onde cultura e história se encontram, demonstrando o trabalho árduo de nossos antepassados.

A igreja nos proporciona uma volta ao passado através de suas pinturas originais.

3-Rancho Andreola: A experiência de uma vida no campo acontece aqui. No rancho você terá a oportunidade de interagir com os animais locais, além de conhecer o funcionamento de uma típica propriedade rural.
Outra atração do local são os deliciosos licores artesanais, assim como o cantinho do chimarrão.
Encante-se com o carinho proporcionado pela família Andreola.

4-Colonia Di Severino: Aqui o contato com a natureza é a principal atração. Um local único e exuberante, onde é possível soltar-se e aproveitar o divertidíssimo passeio de carretão, finalizado em uma cachoeira espetacular. Paz e harmonia com a natureza são também os diferenciais deste lugar, assim como toda a receptividade de uma típica família vêneta.

5-Porão da Amélia: Um local onde a história está muito presente, e a Dona Olinda, filha de Dona Amélia, busca preservar a tradição das antigas costureiras descendentes de imigrantes, passada de geração em geração. No porão, além de toda a história, você poderá adquirir produtos artesanais.

6-Velho Casarão: Finalizando o roteiro, você visitará um jardim repleto de memórias desta família vêneta. Após, será servido o ‘merendim’, um café da tarde normalmente servido para os trabalhadores rurais, que têm a terra como seu sustento. O merendim, feito com muito esmero, finaliza uma experiência enriquecedora para qualquer pessoa.

Para agendar visitação ao L ‘Amore Di Colonia, é possível entrar em contato pelo e-mail lamoredicolonia@gmail.com ou pelos telefones (54) 3461.7201 e (54) 99692.5460.

Confira fotos do Roteiro L'Amore di Colonia.



Roteiro
Marcas do Tempo (54) 3433-2662

Conheça “Marcas do Tempo”, um roteiro pela área urbana e pelo interior de Carlos Barbosa, exaltando costumes e tradições preservadas através de gerações.  Aprecie nossas belas paisagens naturais e não deixe de se deliciar com a farta gastronomia. Encante-se com a alegria e com o carinho do povo barbosense e viaje pelas “Marcas do Tempo”.

1- Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus – Inaugurada em 1947, com o apoio da comunidade, é o ponto central da fé do povo barbosense.

2- Parque da Estação – A Estação Ferroviária foi, durante meio século, um cenário de emoções. Todos os dias, quando chegava o trem de passageiros, a plataforma era tomada por pessoas que esperavam amigos e familiares. A Estação também propiciou o desenvolvimento econômico da localidade, através dos trens que carregavam suprimentos. Atualmente, o prédio preservado é um belo cartão-postal no centro da cidade.

3- Casa do Artesanato – A casa, antigamente, abrigava um restaurante que servia refeições para os passageiros do trem que desembarcavam na Estação Férrea. Hoje, o local é ponto de venda de produtos confeccionados pelos artesãos barbosenses.

4- Cabanha Pontin – Espaço dedicado à preservação da tradição gaúcha, com demonstração de encilha e contato com o cavalo. Através de uma caminhada pela propriedade, é possível apreciar belíssimas paisagens, além de um exuberante viveiro de flores.

5- Restaurante Casa Borsoi – Inspirada nas histórias do passado, a gastronomia deste local agrega tradição em versões saudáveis, garantindo um sabor diferenciado.

6- Destilaria Casa Danieli – Resgata a história da fabricação de alambiques em um espaço cuidadosamente preparado para recordar a evolução da produção de destilados. A visita inclui degustação de produtos, como licores e cachaça, que podem ser adquiridos no varejo próprio.

7- Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Construída em 1929, é um exemplo de religiosidade dos imigrantes italianos e de seus descendentes.

8- Restaurante e Café Colonial Nono Otávio – No porão de uma casa antiga, encontram-se escondidos os segredos da autêntica comida colonial italiana. A bela paisagem pode ser contemplada em um divertido passeio de carretão pela propriedade, seguido de um delicioso café da colônia.

Informações e agendamentos: (54) 3433-2662 ou (54) 3461-5222, ou e-mail marcasdotempocb@hotmail.com.

Confira fotos do Roteiro Marcas do Tempo.



Roteiro
Recanto Bergamasco (54) 3461-7330

Localizado no distrito Cinco da Boa Vista, o Recanto Bergamasco é um lugar para sentir, sonhar e descansar. O percurso possui 10 pontos de visitação que valorizam a arquitetura, a cultura, a gastronomia e a história dos primeiros imigrantes italianos que se instalaram no local.

1 - Restaurante e Café Colonial Dona Inês: Tudo começa com um maravilhoso e típico café colonial italiano em um ambiente moderno e aconchegante. Entre as delícias servidas, estão a fortaia quentinha, suco natural, café à moda antiga, frutas frescas e geleias produzidas no Recanto. E claro, não podemos esquecer o fabuloso pão colonial saído do forno na hora, uma receita de família, passada de geração à geração.

2 - Igreja São João da Cruz: O roteiro segue para um dos símbolos mais fortes da cultura Bergamasca. A igreja representa toda fé, religiosidade e esperança do povo que migrou da Itália e se instalou na região. Construída há 100 anos e restaurada em 2007, voltou a ter sua originalidade preservada. Este local demonstra todo trabalho e suor de uma comunidade unida para a construção de uma belíssima Igreja de pedra.

3 - Gruta Santa Lucia:  Após visitar a Igreja, você terá a oportunidade de encontrar em meio à natureza exuberante, uma gruta construída pela comunidade. A gruta ainda demonstra uma parte da história da família Guaragni e toda religiosidade dos imigrantes Bergamascos.

4 - Oficina do Capeletti da Sôli: Já pensou aprender a fazer seu próprio capeletti? Aqui você terá a oportunidade. O capeletti, ou agnolini, é uma comida típica italiana e se tornou um símbolo da cultura. Além de aprender a fazer esta delícia, você poderá provar esta e outras saborosas iguarias. O local ainda oferece uma intensa experiência rural.

5 - Trilha das Andorinhas: Nesta parte do roteiro, o contato com a natureza chega ao seu auge. Você fará uma trilha em meio à mata atlântica nativa e terá a oportunidade de vislumbrar uma cachoeira que serve como habitat natural para as andorinhas. A trilha continua às margens de um lindo riacho, intensificando a beleza do percurso.

6 - Pousada Recanto da Família: Ao final da trilha, você será recepcionado com uma refrescante água gelada e frutas frescas. Você poderá colher sua própria verdura e se hospedar em uma aconchegante pousada tipicamente rural.

7- Agroindústria Ferrari: Elaborados com matérias-primas próprias e muita qualidade, os queijos e embutidos da agroindústria Ferrari são bons motivos para conhecer este empreendimento. Você terá a oportunidade de provar estas delícias conceituadas pela Expointer e ainda provará a receita exclusiva de queijo coberto com chocolate. Venha descobrir como uma singela agroindústria familiar pode elaborar produtos com sabor único.

8 - Osteria La Colassion: Ao final do roteiro, entregue-se ao aconchego de uma tradicional família Bergamasca. Na Osteria, além de uma paisagem magnífica, você saboreará a formidável comida da nona, preparada com muito carinho e cuidado. Bolos, pão de milho e colonial, salame, queijo, além de polenta brustolada e um café quentinho fazem parte de mais uma delícia gastronômica, neste Recanto que é um encanto!

Para agendar o passeio, contato pelos telefones (54) 3461.7330 e (54) 99929.2104 ou pelo e-mail recantobergamasco@yahoo.com.br.

Confira fotos do Roteiro Recanto Bergamasco.