Atrativos turísticos

Home Atrativos turísticos < Voltar

Atrativos turísticos

Parque da estação

Parque da estação

Calçadão

Calçadão

Calçadão

Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus

Ciclovia

Passeio de Trem - Maria Fumaça

Passeio de Trem - Maria Fumaça

Passeio de Trem - Maria Fumaça

Passeio de Trem - Maria Fumaça

Morro Calvário

Capela Santo Antão Abade

Capela Santo Antão Abade

Capela Santo Antão Abade

Capela Santo Antão Abade

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Morro do Diabo

Morro do Diabo

Morro do Diabo

Morro do Diabo

Morro do Diabo

Parque da Estação

Morro Calvário

Carlos Barbosa

Ciclovia

Capela Centenária de Santo Antônio de Castro

Casa do Artesanato

Casa do Artesanato


Parque da Estação

Localizado no coração da cidade, o Parque abriga o prédio da antiga Estação Ferroviária, tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal. Construído em 1908 e restaurado em 2000, é um dos mais belos cartões postais de Carlos Barbosa.

Atualmente abriga a Casa do Artesanato, um dos patrimônios mais importantes de Carlos Barbosa, recebeu melhorias do Poder Executivo em 2015, as mesmas abrangeram a remoção de algumas paredes para tornar o espaço mais amplo e funcional. Permaneceram os banheiros, a cozinha e mais duas salas que poderão ser utilizadas para oficinas, depósito e outras funções. O espaço estava fechado desde novembro de 2013, em razão das condições estruturais e de conservação do imóvel encontrarem-se muito precárias. O prédio agora abriga as duas associações voltadas para o artesanato no município (Associação dos Artesãos de Carlos Barbosa e Associação Oficina da Arte de Carlos Barbosa). O espaço surgiu por volta de 1909 e 1910, quando Albino Giacomoni abriu em Carlos Barbosa, na casa localizada ao lado da Estação do Trem, um restaurante conhecido como Buffet, que servia refeições para os passageiros do trem que fazia a sua parada neste local ao meio dia. Este Buffet funcionou por aproximadamente 35 anos, até que os horários de passagem e parada do trem mudaram e o estabelecimento acabou fechando. Após este período, tem-se a informação de que em torno de três famílias moraram na residência, que já abrigou também a Biblioteca Pública e a Casa do Artesão.

Encante-se por esse ícone histórico e guarde lembranças inesquecíveis de sua visita.


Calçadão

Um espaço totalmente humanizado para passear, conversar ou tomar um chimarrão. Este é o Calçadão de Carlos Barbosa, localizado na área central do município, foi totalmente reformulado em 1995 para favorecer aos pedestres e proporcionar mais um local de convivência. Comporta parte do comércio local e homenagens ao Dr Carlos Barbosa Gonçalves, que dá nome ao município, ao ex-Governador Leonel Brizola e a comissão emancipacionista de Carlos Barbosa e à Carta Testamento de Getúlio Vargas.


Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus

Dedicada à Nossa Senhora Mãe de Deus, foi construída em 1943 com o apoio de toda a comunidade. A igreja possui uma torre com quatro sinos, confeccionados com metais também doados pela população. Em momentos especiais ainda é possível ouvir as badaladas dos sinos que ecoam pela cidade.

Visite a Igreja Matriz e descubra o que a força e a fé de um povo podem construir.


Ciclovia

Um passeio especial em meio a muito verde e ar puro, perfeito para exercícios e caminhadas. Com 1,8Km de extensão, é um espaço para momentos de tranqüilidade e saúde. Construída sobre a antiga malha ferroviária em 1996, e entregue à população em 1997, a Ciclovia é um espaço feito para você exercitar o corpo e a mente.

Faça um passeio pela Ciclovia e renove suas energias.


Passeio de Trem - Maria Fumaça

Percorrendo 23Km entre as cidades de Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, o trem a vapor proporciona uma viagem de duas horas ao passado e à natureza. Com atrações típicas italianas e gaúchas, o passeio é uma festa alegre que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos.

Agende seu passeio e conheça um dos atrativos turísticos mais divertidos da Serra Gaúcha.


Morro Calvário

Abrigando anualmente as cenas finais e mais emocionantes da encenação da Paixão e Morte de Cristo, do alto de seus 720 metros, o Morro Calvário possibilita uma deslumbrante visão do município. Além da Igreja Nossa Senhora das Dores, que fica no topo do morro, o percurso possui as 14 estações da Via Sacra.

Venha caminhar por essa mistura de fé e natureza.


Capela Santo Antão Abade

Localizada na comunidade de Forromeco, a capela foi construída em 1882 e completamente revitalizada em 2004. Tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, é uma das edificações mais antigas da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Conheça este marco histórico da colonização italiana e passeie por momentos de fé e coragem que marcaram a cidade.



Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Construída em 1929, através da união de diversas famílias da comunidade, a Gruta é mais um exemplo de religiosidade e associativismo dos imigrantes e seus descendentes. Antigo ponto de parada para matar a sede e dar de beber aos animais, até hoje as pessoas buscam no local a água, com a crença de que faz bem ao corpo e à alma.


Morro do Diabo

Considerada como uma das melhores rampas para a prática do voo livre do estado, este atrativo possui 665m de altura. O local abriga diversas competições do gênero durante o ano.
Para visitação agendar com Marto (Clube Vale dos Ventos): (54) 9961-2687

Aventure-se neste lugar repleto de beleza e adrenalina.


Capela Centenária de Santo Antônio de Castro

Os senhores Domenico Faganello e Francesco Zanon entregaram à sociedade uma fração de suas terras para que nela fosse levantada uma capela em honra à Santo Antônio de Pádua, em Santo Antônio de Castro. A pedra fundamental da primeira capela de Santo Antônio de Castro foi lançada e benta em 1886. Em 28 de março de 1893, a Cúria de Porto Alegre autorizou o Conde D'Eu a benzer os sinos. Em 4 de dezembro de 1896, o Padre Giovani Fronchetti é autorizado a benzer a "Via Crucis", posteriormente, em 6 de julho de 1906, Dom Cláudio concede licença para realizar anualmente a procissão de Santo Antônio. Em 1907 foram pregadas as missões e em 8 de abril de 1916 é concedida a licença para construir e benzer a igreja, que hoje está tombada como patrimônio histórico. A igreja foi construída com tijolos feitos no local, o barro era amassado com os pés, colocado em formas de madeira e o cozimento era feito em pequenas estufas cavas na terra. Os moradores buscavam areia à cavalo, em Ipiranga (hoje Imigrante). As pedras da escada foram tiradas da pedreira de um morador da comunidade.  

Venha admirar a beleza e a simplicidade envolvidas em um espaço de muita fé.


Varejo Tramontina

Mais do que um showroom da marca, a loja Varejo Tramontina de Carlos Barbosa foi montada especialmente para atender o fluxo turístico da região. Localizado no centro da cidade, o espaço oferece utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, além de materiais elétricos e móveis em madeira ou plástico.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30 - sábado, das 9h às 17h30 - domingos, sob consulta. / Rua Maurício Cardoso, 193, Centro - Telefone: (54) 3461-7750.


ACBF

Fundada em 1976, a Associação Carlos Barbosa de Futsal já conquistou campeonatos nacionais e internacionais, com destaque para o título de Campeã Mundial, conquistado em 2004 e novamente em 2012. O Centro Municipal de Eventos é a casa da ACBF, e é lá também que se localiza a loja Paixão Laranja, onde podem ser adquiridos artigos oficiais do time que é o orgulho da cidade.

Informações: (54) 3461-3411 (Sede ACBF) - (54) 3461-5189 (Loja Paixão Laranja).



Clique aqui
para ver mais fotos


Acesse o Site Oficial do Turismo Carlos Barbosa.