Associação dos Artesãos do Município de Carlos Barbosa

Home Associação dos Artesãos do Município (...) < Voltar

Associação dos Artesãos do Município de Carlos Barbosa

Histórico da Associação dos Artesões do Município de Carlos Barbosa

Origem:
A Associação iniciou suas atividades aproximadamente há 27 anos, entre os anos de 1990 e 1991. Eram um grupo de artesãos que se reuniam para expor seus trabalhos artesanais apenas em feiras municipais, datas comemorativas e nos finais de semana. Ocupavam a antiga sala que serviu de espera para os passageiros antes de embarcar no trem, local que hoje abriga o Cine Ideale. Com o passar do tempo o grupo de artesões sentiu a necessidade de legalizar-se e, em 26/08/2002 é fundada a entidade.

Objetivos:
A Associação tem por objetivos o desenvolvimento da arte e técnica em artesanato através de seus artesões, podendo promover cursos, feiras, seminários, eventos sociais e artísticos para o aprimoramento de seus artesãos visando o conhecimento de novas técnicas de artesanato, estimulando também, a exposição dos produtos artesanais em briques, feiras e exposições, bem como, propiciando a seus associados, espaço físico em sua sede social para a exposição do artesanato criado pelos mesmos.

Em 2004 a entidade mudou-se para a "Casa Operária", no Parque da Estação, local onde antigamente serviu de restaurante e moradia para os ferroviários. Mas, com o passar do tempo em 04/05/2011, a associação teve que se adequar às novas realidades e, através de um projeto intitulado "Resgatando o Trabalho Artesanal" obteve a concessão de um convênio/repasse municipal através da PROARTE. Em 2013, a entidade desocupou a casa operária, local da sede nessa época, pois a mesma estava com a estrutura comprometida na qual gerou obras de revitalização. As sedes provisórias passavam a ser antes na sala da abastecedora Cichelero Ltda., e em 03/11/14 a sala do edifício comercial São Lourenço.

Sob a denominação de "Casa do Artesanato" a associação retorna, agora reformada, a antiga casa operária, na data de 24/11/15.

Com os mesmos propósitos, a associação continua preservando a cultura local através do resgate, das suas técnicas artesanais, onde produz mercadorias que identificam o município, bem como, organiza e oferece oficinas para adultos e crianças, participa de feiras e exposições municipais, cria eventos e agora integrada ao roteiro Turístico Municipal Marcas do Tempo.

Presidente:
 Araceli Tieppo Zeni

Telefone: (54) 9 9124.3170
E-mail: araceli.art@hotmail.com