Notícias

Home Notícias Representantes da Educação participaram da (...) < Voltar

Representantes da Educação participaram da 4ª Edição da Tertúlia Cooperativas Escolares

03 de Junho de 2022 às 10:35


Na última quarta-feira, 01, a secretária da Educação Eliani Inês Lanzarini, a supervisora de ensino Andréia Maria Dotta e a diretora da EMEF Salvador Bordini Adriana Basso Audibert, participaram da 4ª Edição da Tertúlia das Cooperativas Escolares, em razão da Cooperativa Escolar União, fundada pela escola, localizada no Cinco da Boa Vista.

O evento promovido pela Sicredi Serrana RS/ES, Sicredi Ouro Branco RS e Cooperativa Vinícola Garibaldi, ocorreu na cidade de Garibaldi e tem como propósito, incentivar o cooperativismo através da educação. Na oportunidade, profissionais da educação e demais convidados puderam trocar ideias, informações e debater sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento de uma comunidade mais próspera.

A Cooperativa Escolar União, fundada em 17 de setembro de 2007, nasceu de um projeto idealizado pelos professores da escola em 2006, intitulado “Curando uma das dores do mundo". O projeto tinha como objetivo recolher pilhas usadas e resíduos de óleo vegetal e animal na comunidade. Porém, em 2007 veio o questionamento: com relação as pilhas, o comércio auxiliava ao dar o destino correto mas e o óleo?

Após o questionamento aos alunos, veio a seguinte resposta: minha
 avó fazia sabão. Diante disso, a escola decidiu aprender a fazer sabão com o resíduo de óleo vegetal e animal e poucos meses depois, a Cooperativa Escolar União foi fundada.

A Cooperativa Escolar é uma iniciativa de caráter educativo, formada pela união voluntária de crianças e adolescentes, que realizam atividades de educação financeira, empreendedorismo social, liderança e inclusão social, vivenciando a experiência dos valores e princípios do cooperativismo.

Ainda hoje, a Cooperativa recolhe os resíduos de gordura animal e vegetal e utiliza na fabricação de sabão e o excedente, conduz para uma empresa recicladora.

Por Assessoria de Imprensa