Home Notícias Previsto em lei, tarifa do (...) < Voltar

Segurança e Trânsito

Previsto em lei, tarifa do transporte público terá reajuste

26 de Agosto de 2021 às 09:31

O transporte coletivo é um serviço essencial nas cidades, tendo como objetivo, reduzir congestionamentos, níveis de poluição e uso indiscriminado de energia automotiva, além de, minimizar a necessidade de construção e manutenção de vias e estacionamentos.

É competência do município, a organização e concessão do serviço do transporte coletivo urbano. Um sistema planejado, aperfeiçoa o uso dos recursos públicos, possibilitando investimentos em setores de maior relevância social e humanitária.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito comunica que, a partir do dia 01 de Setembro, as passagens do transporte coletivo urbano passarão a custar R$ 2,30.

A Secretaria também informa que, a última atualização foi feita em 2018, sendo necessário o reajuste de R$ 0,30, que sanará minimamente as perdas da Concessionária (empresa Santa Luiza de Transportes), responsável pelo transporte coletivo e que, com o objetivo de manter o equilíbrio financeiro da operação, solicitou ao Poder Público. Ainda, conforme regramento da lei Municipal nº 2383/2010, o reajuste das tarifas passou por aprovação do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes, o qual ocorreu no último dia 12 de Agosto.

Este reajuste foi determinado a partir do Decreto Municipal nº 3.752, de 16 de Agosto de 2021, que entra em vigor no dia 01 de Setembro de 2021.