Home Notícias Prefeitura investe cerca de R$3,5 (...) < Voltar

Prefeitura investe cerca de R$3,5 milhões por ano em coleta de lixo

28 de Março de 2018 às 16:39

A Coleta Seletiva funciona diariamente contemplando todos os bairros e comunidades do município. Para a Supervisora do Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anna Letícia Giacomelli, este  serviço é fundamental e indispensável para a população, e por isso a Administração Municipal investe cerca de R$3,5 milhões por ano. Além disso, frisa que Carlos Barbosa é um dos únicos municípios gaúchos que não tem cobrança de taxa de lixo.

Abaixo, os dias da semana que é efetuada a coleta nas áreas urbanas e rurais:

COLETA DO LIXO RECICLÁVEL - CIDADE

Segunda-feira

Aparecida, Aurora, Fátima, Ponte Seca e São Paulo

Navegantes, Vila Nova e Vitória, Bela Vista, Planalto e Triângulo

Quarta-feira

Aparecida, Navegantes, Planalto, Vitória e Vila Nova, Bela Vista e Triângulo

Aparecida, Aurora, Fátima, Ponte Seca e São Paulo

COLETA DO LIXO RECICLÁVEL – INTERIOR

1ª Quarta-feira

Todas as comunidades de Santa Luíza, Forromeco e Santa Clara Baixa

2ª Quinta-feira

Santo Antônio de Castro e Cinco da Boa Vista

3ª Quinta-feira

Todas as comunidades de Santa Luíza e São Luíz

4ª Quarta-feira

Santo Antônio de Castro e Cinco da Boa Vista

Todas quartas-feiras

Linha 12, Linha 19, Alpinada, Arcoverde, Santa Clara, Torino e Desvio Machado

O lixo seco deverá ser colocado nos pontos bem embalado, limpo e nos dias de recolhimento. Também, ressaltamos que a coleta no interior é realizado em pontos e não de casa em casa.

COLETA DO LIXO ORGÂNICO

Segunda-feira

Aparecida, Fátima, Planalto, Ponte Seca, Vitória, Aurora, Bela Vista, Triângulo e Vila Nova

Navegantes, São Paulo, Tiângulo, Vila Nova e Ponte Seca

Quarta-feira

Aparecida, Fátima, Planalto, Ponte Seca, Aurora, Bela Vista, Triângulo e Vila Nova

Navegantes, São Paulo, Vitória, Vila Nova, Torino e Arcoverde

Sexta e Sábado

Aparecida, Fátima, Ponte Seca, Vitória, Planalto, Aurora, Bela Vista, Triângulo e Vila Nova

Informamos que na área central, o recolhimento é feito todos os dias das 9h às 11h, inclusive aos sábados. Cada morador deve dirigir-se até o ponto de coleta mais próximo e depositar seus resíduos conforme a classificação. No restante da cidade, pede-se a colaboração de todos os moradores para respeitar o cronograma estipulado pela Prefeitura colocando o resíduo devidamente separado nos dias e horários específicos.

COMO SEPARAR?

Lixo Seco e limpo:

• PAPEL  - Caixas, cadernos, jornais, revistas, papelão, embalagens diversas
  • PLÁSTICO - Saquinhos de leite, sacolas, potes, garrafas, frascos, brinquedos, embalagens diversas

• METAL - Latas de refrigerante e cerveja, latas de conserva, tubos de pasta de dente, tampas, alumínio

• VIDRO - Garrafas, copos, vasos, sendo que é importante o vidro ser embalado para evitar possíveis acidentes.

LIXO ORGÂNICO e sujo:
Restos de cozinha e jardim, guardanapos, absorventes, cascas de frutas, legumes e ovos, erva-mate, papel higiênico, fraldas descartáveis, pontas de cigarro.

RESÍDUO INDUSTRIAL:
Resíduos contaminados com óleo, graxa, tintas, produtos químicos, tóxicos ou perigosos. Devem ser destinados para instalações adequadas.

LIXO ESPECIAL:
Pilhas, baterias de celulares e automóveis, lâmpadas fluorescentes, eletrônicos e embalagens de agrotóxicos.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através do 3461-8871.

Texto: Daiane Altíssimo
Foto: Arquivo Município de Carlos Barbosa