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Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio

Festiqueijo 2022: lançamento em Porto Alegre foi sucesso

29 de Abril de 2022 às 17:17


O Festiqueijo volta com força total. Depois de dois anos sem acontecer, o festival volta trazendo inúmeras novidades. A Capital Nacional do Futsal, terra do queijo e da faca, selecionou seus melhores ingredientes para a retomada presencial do seu maior evento. O melhor da gastronomia e dos vinhos, o sorriso no bem receber, o abraço que ficou guardado por dois anos, a música que traduz a alegria dos barbosenses, a diversidade cultural na formação da população local e, claro, muito queijo formam a receita da 31ª edição da festa que vai acontecer de 1º a 31 de julho, sempre de sextas a domingos, em Carlos Barbosa.

Algumas novidades foram apresentadas no lançamento realizado no dia 27 de abril, em Porto Alegre. No Teatro do Bourbon Country, aproximadamente 200 convidados, entre autoridades, jornalistas e influenciadores, conferiram os principais atrativos.

Para trazer à tona a pluralidade dos povos responsáveis pela formação da população de Carlos Barbosa, a diretoria criou a Vila das Etnias, que vai receber os visitantes na Rua Coberta, a poucos passos do Salão Paroquial – onde tradicionalmente acontece o Festiqueijo. A cultura das 12 etnias que tiveram participação na construção do território barbosense será apresentada por meio de casas típicas e apresentações dos mais variados gêneros. Um destaque especial será para as etnias italiana, alemã, suíça e polonesa, pela maior representatividade e pela condição histórica de berço da colonização no Rio Grande do Sul, no caso das duas últimas. Também serão reverenciadas as etnias indígenas, luso-brasileira, francesa, espanhola, austríaca, holandesa, ucraniana e africanas. “Com isso, queremos preservar vivas as tradições de nossos antepassados”, enfatiza o presidente do 31º Festiqueijo, Cláudio Chies. Já no clima da 31ª edição, quatro casais devidamente caracterizados com a vestimenta das principais etnias participaram do evento de lançamento na capital gaúcha, dando uma prova do que será apresentado durante o Festival.

Estreando no Festiqueijo, a Área Vip proporcionará maior conforto aos visitantes que desejam saborear os aromas e sabores do Festival em ambiente com espaço para sentar e curtir a programação. O projeto segue o exemplo de um mezanino com capacidade para cerca de 80 pessoas, que terão um serviço diferenciado, assim como uma ambientação temática. “Vamos ampliar o aconchego do Salão, criando mais uma opção que garantirá maior comodidade”, destaca Chies.

O convite para viver as experiências que o evento proporciona foi reforçado por Clovis Tramontina, vice-presidente do Festiqueijo, e pelo prefeito Everson Kirch. O lançamento contou com o prestígio da Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, representando o Governo do Estado.

Os novos trajes das soberanas

Durante o lançamento foram apresentados os novos trajes das soberanas. As cores da marca turística de Carlos Barbosa foram a inspiração. A cor laranja, que faz alusão à ACBF, aparece no tafetá de seda do traje da Senhorita Festiqueijo, Kelly Cristina Guedes. Em modelagem ampla e com recorte ombro a ombro, o vestido também é composto por uma saia em renda rebordada em pedrarias, com o mesmo acabamento na parte superior do vestido. A renda e o zibeline, em dourado, remetem a faixa amarela da marca turística, que representa os queijos produzidos na cidade, principais atrativos do Festiqueijo. Já para o traje da Dama de Companhia, Brenda Pagliarini Sartori, em modelagem ampla com saia em zibeline e renda rebordada em tons de dourado, foi utilizado tafetá na cor ferrugem que representa o laranja e o marrom da marca turística e também uma forma de remeter lembrança à Estação Férrea do Parque da Estação.

Identidade visual

O cartaz oficial do evento foi apresentado pelo integrante da diretoria do Festiqueijo e Secretário de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio de Carlos Barbosa, Fábio Rogério Basso. Segundo Basso, a intenção é trazer um novo olhar sobre o evento, depois de dois anos de espera para a maior festa de CarlosBarbosa. “Nesta edição, os festejos ganham sofisticação e a imagem de referência da campanha destaca o protagonista da festa: o queijo e suas variantes”, explicou. O Secretário ressaltou ainda que toda a campanha foi pensada em evidenciar os produtos nobres, as soberanas, que representam a hospitalidade do povo barbosense em bem receber, juntamente com a logomarca do Festiqueijo.

Marcas já confirmadas

Durante o lançamento também foram anunciadas nove queijarias e nove vinícolas já confirmadas para participar a 31ª edição. São elas: Cooperativa Santa Clara, Casa do Queijo Laise, Granja Cichelero, Queijos Ferrari, Gran Mestri, Casa do Queijo Ipar, Lua do Queijo, RAR-Rasip, Queijiaria Somacal, Casa Garcia, Casa Valduga, Vinícola Garibaldi, Vinícola Aurora, Miolo Wine Group, Vinícola Preducci, Vinícola Don Nanetto, Vinícola Vaccaro, Amitié Espumantes e Vinhos Finos. Também participarão Bebidas Sarandi, Café Onze e Estação do Pão.

Serão cinco finais de semana com muitas atrações e experiências, aromas e sabores que estão intimamente ligados à cultura regional. Acompanhando as mudanças no comportamento de consumo geradas pela pandemia, a diretoria vem maturando ideias para apresentar novidades que vão revitalizar o evento. O presidente do Festiqueijo 2022 destaca o envolvimento da comunidade e o desejo do reencontro. “O trabalho colaborativo já faz parte da história do Festiqueijo que atrai milhares de visitantes justamente pelas suas características regionais. Estamos todos ansiosos para nos reencontrar, rever e brindar com amigos. Temos certeza que será uma edição histórica, que marca a retomada da celebração das boas coisas da vida”.

Assim como nos anos anteriores, o Festival acontece no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa reunindo queijarias e vinícolas que oferecem aos visitantes a degustação de dezenas de variedades de queijos, vinhos, espumantes e suco de uva, além de pratos típicos da culinária regional. Na programação, eventos paralelos estão sendo organizados para envolver ainda mais a comunidade, além de completar a experiência do turista. Em 2019, o público foi de quase 30 mil pessoas. Foram consumidos 12.600 kg de queijo, 33.600 garrafas de vinhos e espumantes e 4.948 kg entre polenta, espetinho, galeto e salsichão. A expectativa dos organizadores para este ano é que o Festival seja visitado por um público 20% superior ao da última edição.

Diretoria

Cláudio Chies – Presidente
Clovis Tramontina – Vice-presidente
Fabio Rogerio Basso – Diretor de Gestão Pública
Marcius Dal Bó – Diretor de Marketing e Planejamento
Lari José Audibert – Diretor de Infraestrutura
Roberto Bavaresco – Diretor de Suprimentos
Leda Elisabete Regla – Diretora Cultural
Claudia Atuatti Barsé – Diretora Financeira Contábil
Vanderlei Rodrigues Schneider – Diretor de Controladoria Pública
Angelita Morari Canal – Secretária
Senhorita Festiqueijo – Kelly Cristina Guedes
Dama de Companhia – Brenda Pagliarini Sartori

Por ConceitoCom
Fotos: Lynkon Mollossi