Notícias

Home Notícias Carlos Barbosa ocupa o 3º (...) < Voltar

Administração

Carlos Barbosa ocupa o 3º lugar do Estado e 8º do Brasil no Índice de Gestão Municipal

28 de Agosto de 2019 às 13:40


Carlos Barbosa mais uma vez se destaca entre as cidades de todo o Brasil. Uma recente avaliação do Índice de Governança Municipal – IGM, realizado pelo Conselho Federal de Administração – CFA, classificou o município como sendo o 3º melhor do Estado e o 8º melhor do Brasil.

O IGM é constituído por uma junção de 475 indicadores variáveis para todos os 5.570 municípios do País, que são avaliados três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Desta forma, foram analisados o quesito Finanças com os indicadores fiscais, investimento per capita, custo do legislativo e equilíbrio previdenciário. Na avaliação do Desempenho, foram verificados os indicadores de saúde, educação, segurança, qualidade habitacional e vulnerabilidade social. E no tópico sobre Gestão, os itens de planejamento, colaboradores, qualidade do investimento e transparência.

De acordo com os dados, Carlos Barbosa pertence ao Grupo 4 – que contém 551 municípios com o número de habitantes de 20.001 a 50 mil e a renda per capita acima de R$14.460. Na avaliação, o município atingiu bons resultados obtendo a nota média de 8,35, sendo 8,23 em relação as Finanças, 7,53 em Gestão e 9,30 em Desempenho.

Estes resultados do IGM poderão ainda ser utilizados pelas prefeituras em seus processos de elaboração de planejamento estratégico, plano plurianual e de formulação de políticas públicas. Mais informações sobre o IGM/CFA acesse o site http://www.igm.cfa.org.br/.       


Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Leandro Facchini